Homenagem ao Sr. Anibal Pedro, Gerente da Vepélibérica, Lda

Um empresário de sucesso que não só encabeçou e fez crescer uma das empresas mais antigas do concelho, ainda em actividade, como também teve a necessária coragem para, em tempos conturbados, arriscar na abertura de novos espaços, investindo constantemente em novos projectos que em muito tem contribuído para gerar riqueza no seu concelho, dinamizar a sua terra e garantir postos de trabalho a mais de 60 famílias.

Aníbal Graciano Pedro nasceu em 26/03/1940 numa pequena aldeia do Cintrão, um Bairro do Bombarral. Filho varão de Aníbal Pedro e Hermínia André, agricultores assalariados, tem duas irmãs Ernestina e Palmira Pedro.

Em termos escolares, como era costume no seio das famílias mais humildes, apenas lhe foi permitido concluir a quarta classe pois havia que começar a trabalhar e ajudar no sustento da família e, foi assim, que começou a trabalhar com pouco mais de 10 anos de idade. Iniciou a sua vida profissional como aprendiz de Serralheiro na empresa Maximino de Carvalho, Lda., onde auferiu como primeiro salário 1 escudo por dia. Casou - se aos 22 anos com Glória de Jesus Camilo Pedro de quem tem dois filhos Paulo Pedro e Pedro Pedro. Já casado, e com família para sustentar, decidiu trabalhar por conta própria e constituiu em 1969, com um então colega  de trabalho, Sr. Fernando Carvalho Venâncio, a “ Venâncio & Pedro, Lda. ” uma empresa de Serralharia Civil. Em 1986, Aníbal Graciano Pedro compra a quota do sócio e transforma a Venâncio & Pedro, Lda. numa sociedade exclusivamente familiar, ficando o s seus dois filhos detentores da respectiva quota. Mantendo sempre o sector industrial relacionado com a Metalúrgica, a Venâncio & Pedro, Lda. amplia o seu objecto social e envereda pela energia solar, aquecimento central e venda de materiais de Construção Civil. Torna-se então um dos principais distribuidores a nível nacional de conceituadas marcas tais como Solarhart, Roca e Pavigrês.

A empresa aposta na internacionalização em 2003 e altera a sua denominação social de Vepel - Venâncio & Pedro, Lda. para Vepelibérica - Industria e Comércio de Materiais de Construção Civil, Lda.. Continuando a crescer, a empresa muda de instalações, projecta-se a nível internacional, amplia consideravelmente o número de funcionários mas na sua essência mantém-se uma empresa estritamente familiar. Sempre atento às mutações do mercado, em 2018, Aníbal Graciano Pedro apoia a Vepelibérica, lda. a abraçar, também, a construção civil, fazendo parte da Empresa Imopromo, Lda. dando inicio à construção no Algarve, de um complexo de apartamentos, na Quarteira.

Sendo um homem de família, Aníbal Graciano Pedro, depositou desde sempre, nos seus filhos, toda a sua confiança e é assim que mais uma vez devidamente assessorado pelos mesmos, aposta no Bombarral, transformando a antiga panificadora Bombarralense, local emblemático da nossa terra, num espaço moderno e acolhedor de pastelaria, padaria e restauração - O Pão.

Aníbal Graciano Pedro é muito mais do que um empresário ou um homem de família, é também um cidadão consciente e preocupado com o concelho que o viu nascer e onde reside até aos dias de hoje – O Bombarral.

Enveredou nos pós 25 de Abril de 1974 pela Política, onde assumiu, entre outros, o cargo do Primeiro Presidente da Assembleia Municipal e mais tarde Presidente da Junta de freguesia do Bombarral. Tendo concluído a sua incursão pela vida politica do País com o representante das juntas de freguesia do Concelho de Bombarral ao Governo Civil de Leiria. Destacou - se também no Associativismo Bombarralense, mais concretamente no SCEB - Sport Clube Escolar Bombarralense, como membro fundador da comissão pró-sede e no desporto passou pela secção de ciclismo e futebol. Assume em 2004 a presidência do Clube onde se manteve até 2008.

Como cidadão Bombarralense faz questão de participar activamente nas associações locais, sendo sócio dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, da União Cultural e Recreativa do Bombarral, da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, sócio de mérito do SCEB, sócio de mérito da Associação de Futebol de Leiria e medalha de honra do Município do Bombarral, instituições e associações que apoia não só através de donativos pessoais como através das suas empresas.

Como reconhecimento do homem, do empresário e do cidadão Bombarralense Aníbal Graciano Pedro foi distinguido em 2017 pelo Rotary Clube do Bombarral com o Prémio de Carreira.

Aníbal Graciano Pedro um homem bom, um exemplo de profissional, homem de família, e cidadão atento sempre presente e com grande dedicação à sua terra, aos seus amigos e a todos os bombarralenses.
A Família

Glória de Jesus Camilo Pedro
Paulo Pedro e Natália Pedro
Pedro Pedro e Diane Lopes
Alexandra Pedro, Joana Pedro e Bernardo Pedro

Bombarral, 29 de Junho 2019

Arquivos

Siga-nos

Acompanhe as nossas novidades

Subscreva a nossa newsletter com as novidades